terça-feira, 24 de abril de 2012

DIA INTERNACIONAL DO AGENTE DE VIAGEM.


Como hoteleiro não só aprovo como acho positivo, além de ser uma profissão gratificante, pois por força dela vc deve conhecer o que está vendendo e isso por si só proporciona viagens muito interessantes, conhecimentos de lugares e culturas, enfim toda uma gama de novidades que muitos de nós gostaríamos de ter acesso. Vocês meus Amigos e conhecidos Agentes de Viagem merecem sim, muito mais que um dia, mas o nosso carinho respeito e atenção, e lembrem-se quem vos fala não é um dono de hotel e sim um Hoteleiro.
Reparem os desavisados, o Agente de Viagens, nosso homenageado de hoje, é, grosso modo, o mais barato e eficiente de nossos colaboradores, ele conhece os lugares, vende, nos envia o Senhor Hospede, e só depois é comissionado por isso. Desde já a minha admiração e respeito pelo AGENTE DE VIAGEM, e o meu cumprimento para a minha estimada colaboradora a Srta. Paula Cambotta que me lembrou a data.

Aproveitando a oportunidade, temos na outra ponta o Operador, que pelo seu tamanho está mais expandido e monta seus “pacotes” que repassa ao agente para vender. 
Este Operador, tal como o agente recebe comissão, ou seja, é ainda um colaborador barato, ou devia ser.
Quem se lembra do tempo em que o operador de viagem recebia 15% de comissão e repassava dez ao agente? Belos tempos, porque isso hoje mudou e a rigor não há nenhum motivo para isso a não ser a escassez deles no mercado, o que deixa os que ficaram mais ambiciosos, tenho notícia de Operadoras cobrando até 28% de comissão, é claro que não concordo com isso a não ser, para em casos de Administradores hoteleiros como eu, e ensino e fomento a prática em meus cursos de Revenue Management que tiram dessa digamos “violência” as vantagens necessárias para que esses Senhores que usam práticas por mim condenáveis, contribuírem para o aumento da nossa diária média, nos modernismos atuais aumenta também da “RevPAR, índice principal para o investidor”.

Embora eu tenha aproveitado a publicação. Deixem-me colocar: SOU GRATO A TODOS OS AGENTES DE VIAGEM desde que suas práticas estejam dentro de parâmetros em que todos possam ganhar. Aos Bons Agentes, os meus mais sinceros PARABÉNS PELO VOSSO DIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário